quarta-feira, 19 de maio de 2010

O surgimento da familia Cullen

Cada membro desta notável família tem uma história distinta e muito interessante, veja abaixo como cada um tranformou-se em vampiro e juntaram-se como a segunda maior família de vampiros, perdendo apenas pelos Volturi. Destacam-se pela sua dieta "vegetariana".

O patriarca Cullen, Carlisle, nasceu por volta de 1640, em Londres, na Inglaterra. Era filho de um pastor anglicano que perseguia qualquer pessoa do qual se suspeitasse que podia ser bruxa, vampiro ou lobisomem, o que na verdade resultava na morte de muitos inocentes. Carlisle tomou o lugar de seu pai, já idoso, mas não se entusiasmava com as mortes e perseguições, pois era muito mais calmo e racional. Apesar disso, foi inteligente ao localizar um verdadeito grupo de vampiros, e no ataque contra eles, acabou sendo mordido. Passou três dias em um depósito de batatas onde suportou bravamente o terrível período de transformação e logo depois, renasceu como vampiro, eternamente congelado com 23 anos.
Horrorizado com o que havia se tornado, tentou se matar por inanição (deixar de comer), afogamente, pular de penhascos... Mas sua incrível força e resistência de recém-nascido o manteve vivo. Após nadar pelo Canal da Mancha e descobrir que poderia se manter com sangue animal, Carlisle passou duzentos anos aperfeiçoando a resistência a atacar os humanos e passou a estudar durante a noite, tornando-se anos após isso, um excelente médico.
Chegou a conviver com os Volturi na Itália por um breve período, mas não concordava com a dieta de sangue humano deles. Seguiu então para o Novo Mundo...

Edward Cullen, como já foi mencionada em outra postagem, foi criado por Carlisle, ao ser encontrado quase morto pela gripe espanhola. Veja mais informações no post abaixo.

Esme foi encontrada por Carlisle após tentar se suicidar pulando de um penhasco, por causa da morte de seu filho. Ele se afeiçoou por ela e a mordeu. O veneno de vampiro curou todos os seus fermimentos. Quando humana, havia conhecido Carlisle com 16 anos, ele tratou de sua perna quebrada quando caiu de uma árvore. Casou-se forçada com um homem que abusava dela e com o qual teve o filho, morto por uma infecção pulmonar. Tinha 26 anos quando sofreu a transformação.

Rosalie foi a próxima a se juntar à família. Nascida em 1915, em Rochester, Nova Iorque. Era extremamente linda e orgulhava-se disso. Casou-se com Royce King, um jovem de alta sociedade que não gostava realmente dela, apenas sentia-se bem em tê-la como esposa por sua beleza inegualável. Numa noite, bêbado e acompanhado de seus amigos, violentou Rosalie e a deixou ferida para morrer na rua. Carlisle sentiu o cheiro de sangue e deicidiu transformá-la, em parte porque seria um desperdício que se perdesse tal beleza, mas principalmente com o intuito de oferecê-la a Edward como parceira. Ele não se interessou por ela, tratando-a apenas como irmã adotiva.

Emmett foi encontrado por Rosalie, muito ferido por um ataque de urso. Ela o carregou por 100 milhas e o levou para que Carlisle o transformasse. A partir de então, tornaram-se um casal apaixonado.

Jasper nasceu em 1843, no Texas. Em 1861 entrou para o exército e foi muito bem sucedido. Foi transformado em vampiro dois anos mais tarde, com 20 anos, por Maria, uma criadora de recém-nascidos interessada em conquistar territórios com o seu exército. Após muitos anos numa vida de sangue e mortes, juntou-se a Peter e Charlotte. Foi encontrado por Alice, que já sabia estar destinada a eles, e juntos integraram à família Cullen, passando a se alimentarem apenas de sangue animal.

Alice nasceu em 1901, em Biloxi, Mississipi. Desde sua vida humana, tinha visões, o que levou a ser internada num asilo. Foi perseguida por James, o rastreador, mas um outro vampiro, já interessado nela, transformou-a antes. Perdeu toda a memória de sua vida humana, inclusive a dor da transformação em vampira. Vagando sem rumo, teve uma visão de Jasper, e juntos encontrariam Carlisle e sua família. Tal encontro ocorreu em 1948, e em 1950 juntaram-se aos Cullen.

Isabella Swan, nascida em 13 de setembro de 1987, conheceu Edward em Forks, em 2004. Após começarem a namorar, é transformada quase um ano depois, quando estava quase morta devido ao parto de sua filha Reneesme. Foi muito bem acolhida pela família Cullen, principalmente por Edward, Esme e Alice. Juntou-se a eles a partiu de então.

Vampiros Talentosos

Além de toda a "magia" presente nos livros de Stephenie Meyer, há ainda algo mais para mexer com a imaginação dos fãs. Logo no primeiro livro, Crepúsculo, ficamos sabendo de certos dons que alguns vampiros têm, como Alice, Edward e Jasper, pois bem, escreverei sobre alguns destes "talentos vampíricos" que aparecem ao longo da trama.

Vampiro ---> Edward Cullen
Talento ---> É capaz de ler os pensamentos das pessoas (vampiros ou não, apesar de ele ter mais facilidade com os de sua espécie e com aqueles com quem é muito ligado emocionalmente) que lhes passam pela mente naquele momento. A única estranha excessão para sua habilidade é justamente sua namorada, Isabella Swan. Por essa capacidade, Edward é muito hábil em reconhecer padrões entre os humanos, quanto às suas reações, desejos, personalidades... A possível razão para o seu talento é que, quando humano, ele era muito sensível aos pensamentos das pessoas à sua volta e isso foi ampliado quando tornou-se vampiro.

Vampira ---> Isabella Swan
Talento --->
É uma defensora, ou seja, possui um escudo mental que a protege de outros dons que derivem da mente de outros vampiros. Com treinamento de Kate, Bella aprendeu a projetar este escuro, protegendo outras pessoas à sua volta. Sob pressão, conseguiu expandir seu escudo a mais de 100 mtos, protegendo todos os vampiros e os lobos, que lutavam ao lado dos Cullen contra os Volturi. Conseguiu também expulsar tal escudo momentaneamente de sua própria mente, permitindo que Edward lesse seus pensamentos pela primeira vez. Além disso, Bella possui um surpreendente auto-controle e amor incodicional à Edward e Reneesme.

Vampira-humana ---> Reneesme
Talento --->
Sendo metade humana, metade vampira, herdou dos pais talentosos (Edward e Bella) um dom peculiar: é capaz de transmitir suas lembranças e de comunicar-se mentalmente tocando a pessoa, sem precisar de nenhuma palavra para demonstrar o que está sentindo. É um dom parecido com o de Zafrina, mas não tem caráter ofensivo e necessita do toque físico.

Vampira ---> Alice Cullen
Talento ---> Tem visões subjetivas do futuro, de acordo com as escolhas que as pessoas fazem sobre determinados eventos a acontecerem. Seu talento abrange os possíveis futuros de humanos e vampiros, vendo com mais clareza o "destino" dos de sua espécie e com quem tem mais afinidade emocional. Alice pode ver o futuro por vontade própria (nesse caso, necessita de muita concentração, e ainda assim, as visões não são tão claras quanto as espontâneas) ou lhe ocorrem visões sobre importantes acontecimentos futuros. Há "furos" em seu talento, como por exemplo, ela não é capaz de ver os lobisomens, porque eles vivem em constante transformação e seus futuros são completamente imprevisíveis. Alice também não pode ver com clareza se a pessoa mudar de escolha muito rápido, pois isso afeta o futuro diretamente. A razão para esse dom é que, mesmo humana, ela tinha a "Precognição". Era tão forte que Alice foi perseguida e internada num hospício (onde rasparam sua cabeça, e quando o cabelo começou a crescer, foi transformada em vampira, por isso seu penteado curto e espetadinho).

Vampiro ---> Jasper
Talento --->
Sente e influencia as emoções de humanos e vampiros, com insignificativa maior facilidade com os de sua espécie. Pode irritar ou acalmar várias pessoas em uma sala por exemplo, modificando a atmosfera emocional delas. Pode influenciar as emoções de Bella, sem o impedimento de Edward.

Vampiro ---> Aro Volturi
Talento --->
Com um toque físico, é capaz de ler cada pensamento que já passou pela mente da pessoa, seja vampira ou humana. A única excessão ao seu incrível dom é Bella Swan. Com essa capacidade, Aro passa a conhecer a pessoa como ela mesma se conhece, já que ele conhece todos os seus pensamentos, desejos, ambições, personalidade, etc. Um exemplo notável do uso de seu poder, foi quando, em Lua Nova, tocou Alice Cullen e conheceu todos os possíveis futuros relacionados aos Cullen e à Bella. Aro, que já viveu centenas e centenas de anos, aperfeiçou seu poder ao longo de sua existência a ponto de não precisar de nem um segundo para comunicar-se de forma não-verbal com seus irmãos e subordinados.

Vampiro ---> Marcus Volturi
Talento --->
É capaz de analisar a intensidade dos relacionamentos, de humanos ou vampiros. Dessa forma, é capaz de saber quais de seus inimigos tem laços mais frágeis e poderão ser derrotados mais facilmente, já que não protegerão um ao outro. Pelo contrário, sabe quando uma união é muito forte e precisa de mais perícia para derrotar tais inimigos. Um exemplo do uso de seu dom, foi em Lua Nova, quando viu a intensidade quse extrema do amor entre Bella e Edward, logo que fez essa análise, tocou seu irmão Aro, passando-lhe essa informação.

Vampiro ---> Demetri Volturi
Talento --->
É um rastreador muitíssimo eficiente, integrante da guarda dos Volturi. É capaz de localizar qualquer pessoa, vampira ou humana, no mundo inteiro, principalmente se já encontrou essa pessoa e conheceu o "teor" de sua mente, que é como ocorre o seu sistema de localização. Bella também é imune ao seu dom, sendo irrastreável. Demetri usou sua capacidade para localizar os Cullen na clareira onde aconteceria o confronto, em Amanhecer (Breaking Dawn).

Vampira ---> Chelsea Volturi
Talento --->
Faz parte da guarda dos Volturi e lhes é muito útil por seu talento. Chelsea é capaz de influenciar os pensamentos das pessoas, em especial dos vampiros, fazendo-os acreditar que sempre quiseram fazer parte dos Volturi. Seu dom é aplicado quando encontram um vampiro talentoso, e precisam convencê-lo a se juntar a eles.

Vampira ---> Jane Volturi
Talento --->
É uma preciosa integrante da guarda dos Volturi. É capaz de causar uma fortíssima ilusão de dor extrema no inimigo, o qual não é ferido fisicamente, mas tem a sensação terrível de tal. Seu talento é muito útil para torturar os oponentes, fazendo-lhes confessar algo, ou também para incapacitá-los numa luta. Usou seu dom em Bella, em Lua Nova, mas Edward entrou na frente e enfrentou corajosamente a terrível dor, sem mesmo gritar. Logo depois, descobre-se que Bella também é imune ao seu poder. Após tantos anos usando sua capacidade para o mal, Jane tomou gosto pela "arte" de torturar qualquer um, mesmo sem razão.

Vampiro ---> Alec Volturi
Talento --->
É irmão de Jane e seu talento é o oposto dela. É capaz de criar uma espécie de névoa anestesiante que lentamente atinge os inimigos e os incapacita, tornando-os momentaneamente cegos e surdos, incapazes de fugir ou lutar. Os Volturi aplicam o seu talento quando têm uma certa "compaixão" pelo vampiro a ser executado e o matam sem que ele sinta nada. Provavelmente seu dom funciona com humanos, mas não se sabe certamente. Bella é imune ao seu poder.

Vampira ---> Renata Volturi
Talento --->
É uma guarda-costas pessoal de Aro. Mantém-se sempre às costas de seu mestre, pronta para protegê-lo. É capaz de criar uma espécie de "bolha" que a envolve e a Aro, protegendo-os de qualquer ataque físico. Não houve demonstração de seu talento, mas Renata nunca se separa de seu mestre quando ele está na presença de outros vampiros.

Vampira ---> Zafrina
Talento --->
Zafrina, uma vampira da Amazônia, é capaz de criar ilusões poderosíssimas, fazendo com que a sua vítima (humana, vampira ou meio-humana) acredite realmente que está vivendo aquela situação, ou seja, qualquer coisa que Zafrina queira. Como seu poder é mental, Bella também não é afetada por ele.

Vampira ---> Kate
Talento --->
É componente do clã Denali, tem a capacidade de criar correntes elétricas sob a pele tão fortes que incapacitam momentaneamente até vampiros. Usando a "projeção" consegue exteriorizar a eletricidade para a palma da mão. Seu dom não afeta Bella.

Vampiro ---> Eleazar
Talento --->
Ele, também do clã Denali, tem a capacidade de identificar os poderes de outros vampiros. Já trabalhou com os Volturi, ajudando-os a identificar quais vítimas humanas seriam superdotadas ao se transformarem em vampiras.

Vampiro ---> Alistair
Talento --->
Campareceu ao confronto entre os Cullen e os Volturi, sua capacidade é de "rastrear" sua vítima. Não é tão preciso como Demetri, mas sente uma forte atração por quem está perseguindo, sabendo em que direção deve ir. É considerado, portanto, um perseguidor.

Vampiro ---> Benjamin
Talento --->
É extremamente poderoso, tendo o controle dos quatro elementos da natureza: água, ar, terra e fogo, nem mesmo Bella pode se proteger dele, já que seu dom é baseado na manipulação física dos elementos. Como exemplo de seu dom, Benjamin criou uma enorme rachadura no terreno dos Cullen e também produziu uma forte rajada de vento.

Vampira ---> Maggie
Talento --->
Sabe quando uma pessoa está mentindo para ela. Seu dom é muito preciso, tanto que suas parceiras confiam sempre no julgamento dela.